Acordo é atendido e Barra Nova terá policiamento reforçado

 

Reunião define propostas para ampliar as ações de segurança em Barra Nova

Reunião define propostas para ampliar as ações de segurança em Barra Nova

Barra Nova terá reforço na segurança e passa a contar com o patrulhamento de dois policiais militares com auxílio de dois guardas civis municipais, além de dispor de um ponto de apoio no próprio distrito. O reforço policial visa inibir a onda de violência dos últimos dias e ampliar a segurança dos moradores da região.

Outra ação que deve contribuir com a comunidade é a criação de uma representação de Barra Nova no Conselho Municipal de Segurança de Barra do Choça. “Estamos estudando os meio legais para isso. O objetivo é que o distrito participe de reuniões periódicas, repassando os problemas enfrentados pela região e estudando soluções, além do monitoramento constante e participação mais ativa nas discussões em prol da segurança”, informou o membro do Conselho Municipal de Segurança, Jorge Amorim.

As propostas foram resultado de uma reunião ocorrida no Salão do Júri, no Fórum de Barra do Choça, na última segunda-feira. Nela participaram, o prefeito Oberdam Rocha, o Comandante da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Fernando Leite, a escrivã da Polícia Civil, Fátima Rangel, Helena Martins, membro do Conselho de Segurança, Padre Edilberto Amorim, do CONSEG de Vitória da Conquista, o ex-vereador Jorge Amorim, os vereadores Anaelton, Pedrinho e Kinho, e Iracema, administradora local, além de outras lideranças de Barra Nova.

Por meio de acordo firmado na reunião também foi encerrada a manifestação dos moradores do Distrito de Barra Nova, que liberaram a pista que liga o município de Barra do Choça a Caatiba, ontem no dia 14 de julho.

Insatisfeitos com a onda de violência dos últimos dias, moradores de Barra Nova interditaram a Rodovia que liga o município de Barra do Choça a Caatiba

Insatisfeitos com a onda de violência dos últimos dias, moradores de Barra Nova interditaram a Rodovia que liga o município de Barra do Choça a Caatiba

 

A interdição começou desde o sábado, 12 de julho, quando centenas de manifestantes, com galhos de árvores e pneus atearam fogo interditando a pista. O motivo, o assassinato de um trabalhador rural, assaltos, furtos e uma tentativa de homicídio ocorridos nos últimos dias no Distrito. A Polícia Militar do município de Itambé apreendeu na noite deste sábado, 12 de julho, em Cacilândia, Distrito de Itambé, três homens acusados de envolvimento na onda de terror que abalou o Distrito de Barra Nova neste final de semana. Com o grupo foram apreendidos armas, motos e outros pertences.

O prefeito Oberdam lembrou que é dever do Governo do Estado investir na questão da segurança pública, mas revelou que a administração municipal vem contribuindo para buscar melhorias para esse setor. “Infelizmente tivemos um fato lamentável, que foi a morte de um pai de família, na última semana”, lamenta.

O prefeito elogiou a atitude dos moradores de unirem-se em prol da segurança na localidade. Assumiu compromissos e disse que, com o apoio do Major Leite, do Conselho de Segurança, da Câmara de Vereadores e do Ministério Público os compromissos serão cumpridos, e há de se restabelecer a ordem e a paz em Barra Nova, pois ali existe uma população que é merecedora de toda a atenção.

Vale lembrar que ações de conscientização nas escolas sobre a utilização de drogas, aspecto bastante lembrado pelos moradores da região como um dos fatores motivadores da violência na região, voltam a ser realizadas com o retorno do período letivo. A Secretaria Municipal de Educação iniciou, em maio, um Projeto de Conscientização e Segurança nas escolas de Barra Nova. Com palestras, oficinas e outras atividades, o projeto leva para as salas de aula ações de prevenção ao uso de drogas.

 

Texto: Aline Luz (com informações do Blog do Jorge Amorim)/ Fotos: Rosenilton Soares. ASCOM/PMBC

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *