Programa Mais Cultura nas Escolas será implantado nas Escolas Ana Nery e Josenildo Leite

Grupo CIAC – Companhia Itinerante de Artes Cênicas da cidade de Barra do Choça vai realizar trabalho de teatro com a Escola Professor Rosenildo Leite.

A Escola Municipal Ana Nery, no Povoado Vila Dias, e a Escola Municipal Professor Josenildo Leite, no Povoado Boa Vista, foram contempladas pelo programa Mais Cultura nas Escolas. Ação conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC), o programa seleciona projetos com o objetivo de incentivar o diálogo entre as linguagens artísticas e a diversidade cultural do país.

Nesta primeira edição do programa, as escolas recebem o repasse de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que varia de R$ 20 mil a R$ 22 mil. O valor por escola é definido de acordo com o número de estudantes matriculados.

Reunião entre direção, coordenação e parceiros culturais definiu últimos detalhes para início do projeto

Reunião entre direção, coordenação e parceiros culturais definiu últimos detalhes para início do projeto

O Mais Cultura nas Escolas pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral, promovendo o diálogo entre escola e comunidade. Os recursos devem ser usados na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas. Os projetos contemplados devem ter duração de, no mínimo, seis meses, podendo ser estendidos ao próximo ano letivo.

José Amorim, coordenador da Secretaria Municipal de Educação e responsável pelo programa nas escolas, explica que, com o apoio da secretaria, as escolas de Barra do Choça encaminharam 10 projetos, dos quais dois foram aprovados. “Foi bastante concorrido e ficamos muito felizes com o resultado, em ter escolas contempladas. É muito importante estimular e incentivar as atividades culturais nas escolas sem perder o foco pedagógico. A ideia é que os grupos criados permaneçam ativos depois do fim do projeto e sejam assumidos pelas escolas”, avalia.

Na Escola Josenildo Leite será desenvolvido um projeto de teatro e poesia e vai contar com o apoio do Grupo CIAC – Companhia Itinerante de Artes Cênicas da cidade de Barra do Choça. Serão oferecidas 60 vagas, sendo 45 para alunos acima de 12 anos, e 15 abertas para a comunidade. As inscrições devem ser feitas entre os dias 21 e 25 de julho, na própria escola. As aulas acontecerão aos sábados a tarde, com duas turmas de 30 alunos. O evento de lançamento será no dia 2 de agosto.

Na Escola Ana Nery será desenvolvido um projeto de vídeo, com a participação de Gutemberg Ferreira de Oliveira, que trabalha com produção de vídeos em Barra do Choça.

Na Escola Ana Nery será desenvolvido um projeto de vídeo, com a participação de Gutemberg Ferreira de Oliveira, que trabalha com produção de vídeos em Barra do Choça. Ele foi o vencedor da categoria documentário da Semana de Arte e Cultura na edição do ano passado, com o vídeo “As aventuras de Mica”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *