Secretaria de Educação discute Plano Municipal em audiência pública

11

A Prefeitura Municipal de Barra do Choça, através da sua Secretaria de Educação, realizou na última quinta-feira (30), audiência pública para discutir  o Plano Municipal de Educação (PME). A atividade aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Educação e contou com a participação do secretariado municipal, dos vereadores e de membros da sociedade civil.

O secretário de Educação, Ricardo Amorim, inciou audiência destacando o PME  como uma Política de Estado e não somente uma Política de Governo. Segundo Amorim, a  sua aprovação pelo poder legislativo, sancionada pelo chefe do executivo, transforma-o em lei municipal e confere-lhe o poder de ultrapassar diferentes gestões. “Nesse prisma, o PME promove a superação de uma prática tão comum na educação brasileira: a descontinuidade que acontece em cada governo, extremamente danosa ao processo educaciona” afirmou.

42

A coordenadora do projeto, Edilma Oliveira, relatou o processo de elaboração do Plano, de sua aprovação e a execução de algumas ações. “O plano vigente em Barra do Choça é um dos mais completos do estado da Bahia”, parabenizou a coordenadora. Edilma explica ainda que o Plano Decenal Municipal de Educação será um documento que formalizará e sinalizará, através de suas metas e estratégias alinhadas ao Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) as diretrizes fundamentais ao alcance de um Ensino que vise a qualidade e a superação das desigualdades educacionais.

O presidente da Câmara, Manoel Gomes, se mostrou bastante entusiasmado com a participação popular,  “Estou muito feliz em participar de um momento importante e democrático como esse. Gostaria de parabenizar a equipe de educação pelo evento e dizer da grande satisfação que sinto em ver o local cheio de pessoas pensando na educação e fazendo da educação um momento tão importante”.

Além disso, foram discutidas a adequação ao Plano Nacional de Educação (PNE), as metas municipais e apresentada a Comissão que ficará responsável pela condução dos trabalhos em Barra do Choça:

Representante da Secretaria Municipal de Educação: Ricardo Amorim Gomes
Representante do Conselho Municipal de Educação: Ângela Ribeiro Brito
Representante do Conselho do Fundeb: Ozânia Oliveira Rangel
Representante do Conselho Municipal de Alimentação Escola: Ana Lúcia Luz
Representante do Conselho Tutelar: Thayara Santos Oliveira
Representante do Aluno do Ensino Fundamental: Rian Almeida dos Santos
Representante do Aluno do Ensino Médio: Sérgio Barbosa dos Santos
Representante de Pais de Alunos: Vera Lúcia Costa
Representante do Sindicato de Professores – SIMPROBAC: José Marcos Machado
Representante dos Servidores Técnicos da SEMED: Jorge Santos Amorim
Representante de Dirigentes Escolares: Antônio Pereira de Carvalho
Representante do Conselho Núcleo Técnico Pedagógico SEMED: Edilma Oliveira de Souza
Representante do Poder Legislativo: Paulo de Jesus Rocha

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =