Conferência Municipal de Saúde acontece na próxima quinta

Nos dias 18 e 19 de junho acontece a VI Conferência Municipal de Saúde de Barra do Choça.  O evento tem como objetivo ouvir a população sobre as políticas públicas de saúde e será realizado no Centro educacional de Barra do Choça.

Sem Título-1

Conferência Estadual de Saúde/ Governo do Estado da Bahia

Segundo o presidente do conselho de Saúde do município Marco Antônio, toda comunidade poderá participar e propor melhorias para a saúde da Barra. Para ele, será um processo interessante e dinâmico de participação popular, logo é imprescindível a presença massiva da população barra chocense.

O tema central da conferência é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. No primeiro dia, acontecerá uma mesa de abertura com palestra de iniciação com o objetivo de conhecer melhor os delegados, os quais são os encarregados de votar as propostas mais interessantes.

Parte dos delegados foram escolhidos em pré-conferências, que aconteceram no mês de maio em diversos bairros e povoados de Barra do Choça. Na ocasião, além de escolher os seu representantes, as comunidades discutiram as principais pautas referentes à saúde em sua região para levar posteriormente à Conferência.

Os outros delegados são representantes da gestão pública e prestadores de serviços da saúde. “Os delegados funcionam dentro de uma paridade, são 56 delegados. Dentre eles, 28 representam os usuários do sistema único de saúde e o restante está dividido em 2 categorias, nas quais 14 são governamentais e 14 prestadores de servidores da saúde”, explica o presidente.

No dia 19, o principal objetivo é a escuta das ideias e sugestões dos usuários do Sistema Único de Saúde. Pela manhã, serão divididos grupos temáticos que escreverão propostas a serem debatidas por todos e votados pelos delegados na tarde do mesmo dia. Ao final da Conferência, serão identificados os delegados que irão representar o município na XI Conferência Estadual de Saúde, que acontece entre setembro e outubro desse ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *