Conferência Municipal de Assistência Social lembra 10 anos do Suas

DSC_6769

Foto: Rosenilton Barbosa

Foi realizada entre os dias 30 e 31 de julho a VI Conferência Municipal de Assistência Social. A abertura aconteceu na quinta-feira no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça (Ceb) e o restante da programação teve sede na Fazenda Cotefave.

DSC_6965

Jailton Fernandes / Foto: Rosenilton Barbosa

O tema central do evento foi “Consolidar o Sistema ùnico de Assistência Social (Suas) de vez rumo a 2026”. Segundo o secretário de Assistência Social do município Jailton Fernandes, o encontro é um momento muito importante, no qual a sociedade civil junto com o poder governamental se unem para discutir as políticas públicas municipais de assistência social.

DSC_6835

A abertura contou com apresentações dos usuários do Suas / Foto: Rosenilton Barbosa

O secretário foi responsável por fazer um histórico da existência do Suas em Barra do Choça. “Há um avanço imenso do Suas na Barra, isso muito pela competência da equipe de Assistência Social do município”, destaca. Jailton lembra ainda que o Suas completa 10 anos no Brasil e que 2015 é o ano de reforçar a importância desta conquista.

O  secretário explica ainda que o Suas foi criado em 2005 com o compromisso de romper com a lógica tradicional do assistencialismo e da fragmentação de ações. Instituído como lei em 2011, o sistema promove o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial.

 

A realização da Conferência foi responsabilidade da Prefeitura Municipal de Barra do Choça, através da Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio da Câmara de Vereadores, Conselho Estadual de Assistência Social e da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *