Barra do Choça reestrutura a Guarda Municipal

10-04-2014-12-50-03
Com recursos próprios, o município investe na capacitação dos agentes de segurança

O projeto de ativação e reestruturação da Guarda Municipal atende a um anseio antigo da comunidade. A Guarda tem como principal papel, ser protetora e amiga do povo e garantir uma maior paz e tranquilidade à população. De acordo com o novo projeto, os agentes municipais de segurança, deverão reduzir mais de 35% o número de ocorrências, relacionadas à criminalidade em Barra do Choça e estarão apoiando os órgãos policiais e federais.  A capacitação que começou em fevereiro termina no próximo dia 14 de abril.

10-04-2014-12-52-11

Dezoito pessoas entre homens e mulheres participam de aulas práticas e teóricas, ao todo, são 136 horas de capacitação. O Governo de Barra do Choça está investindo alto na questão da segurança pública, pois todo o trabalho de treinamento do pessoal, é realizado com recursos próprios do município. Criada há mais de dez anos, os antigos agentes da guarda, desenvolviam atividades dando apenas, suporte aos policiais civis e militares e não tinham uma maior atuação nas ruas e bairros da cidade.

Com a reestruturação, o número de agentes salta de nove, para dezoito e a partir de agora, o guarda civil está habilitado para desenvolver operações especiais, realizar rondas preventivas motorizadas, bem como atuar 24 horas por dia, desenvolvendo atribuições ligadas ao trabalho preventivo e ostensivo.

Durante o treinamento, os guardas receberam conhecimentos relacionados à técnica de defesa pessoal, noções sobre legislação de direito penal, processo penal, leis de trânsito, bem como, orientações básicas de primeiros socorros, além de práticas voltadas para disciplina, postura e comportamento do agente de segurança pública.
10-04-2014-12-51-44

O consultor técnico Aparício Souza, que está treinando a equipe, disse que o novo projeto envolve: ampliação, capacitação, compra de fardamentos, viaturas e equipamentos de uso individual e de comunicação. No mesmo momento, ele disse também que, com a reestruturação da Guarda Municipal, o município fica apto para pleitear recursos junto ao Ministério da Justiça.

“Com a mudança o município passa a se enquadrar nas exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ficando pronto para buscar mais viaturas, fardamentos e uma melhor estrutura logística para, inclusive, realizar um monitoramento através de câmeras, por meio de uma central avançada”, afirmou Aparício Souza.

A nova Guarda Municipal passa a atuar nas ruas no próximo dia 20 de abril e terá como ponto de apoio a Praça do Ginásio de Esportes, no bairro Bela Vista.

Texto: Karine Carvalho – Fotos: Rosenilton Soares – ASCOM/PMBC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *