USF DO BOA VISTA REALIZA AÇÕES VOLTADAS AO NOVEMBRO AZUL.

A Prefeitura de Barra do Choça, através da secretaria de Saúde em parceria com os USFs e NASF, realiza ações neste mês alusivas ao Novembro Azul, lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de próstata. Serão realizadas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, além da ampliação da oferta de consultas com urologistas e exames para detectar a doença.

Hoje foi a vez da unidade de saúde do Boa Vista realizar seu dia D do novembro azul, foram oferecidos serviços, café da manhã , aferição de Pressão arterial, glicemia capilar, sorologia para Psa e atividades com o NASF..

A ação faz parte da estratégia que determina o foco do prefeito Adiodato Araujo na área da saúde que é de levar ações preventivas. A intenção é promover atividades que evitem doenças, propiciem o diagnóstico precoce e assim, leve mais qualidade de vida à população e desafogue os serviços de saúde.

Dentro da campanha Novembro Azul, são diversas atividades nas unidades básicas, sendo intensificado o agendamento dos exames de rastreamento do câncer, as consultas médicas, busca ativa daqueles que precisam iniciar os métodos preventivos através da visita domiciliar realizada pelos agentes comunitários de saúde, além de ações de conscientização..

São realizadas ainda orientações sobre as causas prevalentes da morte masculina. A prefeitura de Barra do Choça aproveita as ações contra o câncer de próstata pra alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres.

Prevenção – Aqueles que querem aproveitar as ações da campanha para realizar a prevenção, devem procurar as unidades básicas de saúde para iniciar os procedimentos, que estão intensificados durante todo este mês de novembro..

Todo homem a partir dos 40 anos de idade deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata. Na rede pública de saúde a primeira consulta é feita na unidade básica de saúde.

Primeiramente o exame realizado é o de sangue, chamado PSA. Caso este apresente alteração, o médico avalia a necessidade do exame de toque retal. Posteriormente a estes ainda pode ser feito o ultrassom de próstata. Caso confirmada a doença, o tratamento com oncologista também é oferecido no município.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *