Prazo para a inscrição na Nova Plataforma Freire segue até sexta-feira

Segue até esta sexta-feira (12) o prazo para o cadastro do currículo e a solicitação de vagas para a formação na Nova Plataforma Freire, que devem ser feitos por meio do link https://freire2.capes.gov.br. De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), esta edição abrangerá cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de especialização em Alfabetização, Educação Infantil, Matemática e Língua Portuguesa para os anos iniciais, e Matemática e Língua Portuguesa, para os anos finais.

A Nova Plataforma Freire é um sistema de gestão e acompanhamento criado para atender a estratégia 15.4 do Plano Nacional de Educação (PNE). Após o término do período de análise das vagas solicitadas pelas Secretarias de Educação, até 2 de fevereiro, será extraído o levantamento dos cursos e vagas solicitados que constarão no Edital do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (PROFIC). Com previsão de lançamento no primeiro bimestre de 2018 e início das atividades acadêmicas ainda no primeiro semestre, a plataforma tem por finalidade selecionar as instituições de Ensino Superior que ofertarão os cursos identificados nesse levantamento.

Os participantes dos programas da Diretoria de Educação Básica (DEB) – entre os quais coordenadores, professores e bolsistas – deverão cadastrar seu currículo na nova Plataforma Freire. Mais informações pelo e-mail freire@capes.gov.br ou pele telefone 0800 616161- opção 7.

Calendário:

16/10/2017 a 12/01/2018 – Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores da Educação Básica
2/01/2018 a 2/02/2018 – Análise, pelas Secretarias de Educação, das vagas solicitadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *