Guarda Municipal finaliza capacitação; entrega dos certificados será nesta quarta, 07


DSC_0231

Foram quase três meses de treinamento, incluindo conhecimentos práticos e teóricos. A conclusão do curso de capacitação dos agentes foi realizada na última sexta-feira (25).
Durante toda a semana a equipe recebeu importantes autoridades da área de segurança pública, como o coordenador regional da polícia civil, Dr. Marcos Vinícius, que ressaltou a importância de manter a parceria entre as policias civis e militares e reafirmou o compromisso da 10° Coorpin, de colaborar efetivamente com o serviço, que será desenvolvido pela nova Guarda Municipal (GM) de Barra do Choça. A entrega dos certificados será realizada nesta quarta-feira, 07 de maio às 19h no auditório do CEBC.

DSC_0257

O prefeito Oberdam Rocha, a delegada Alessandra Márcia, estiveram presentes na reta final do treinamento e estão otimistas com a reestruturação da GM. Dr. Alessandra reforçou conhecimentos ligados ao código de processo penal.

Ao todo foram 136 horas de aulas, nas quais foram estudadas treze matérias, entre: técnica de defesa pessoal, noções sobre legislação de direito penal, processo penal, leis de trânsito, bem como, orientações básicas de primeiros socorros, além de práticas voltadas para disciplina, postura e comportamento do agente de segurança pública.

DSC_0237

Socorristas do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realizaram simulações diversas, expondo situações que evidentemente podem ocorrer e orientaram, como devem ser feitas as abordagens às vítimas de acidentes. Para falar sobre trânsito, a coordenação do curso, trouxe o agente Carlos Alberto Santos, que elaborou uma detalhada palestra sobre a participação da guarda nas ações de trânsito urbano.

DSC_0252

E nas últimas horas do treinamento, foi a vez da explanação da perita criminal Ismara Martins, que enfatizou a importância de GM em ajudar a manter a preservação e o isolamento dos locais de crime. No mesmo momento a perita disse ainda: “A Minha vinda aqui é para fortalecer o treinamento deles, pois os guardas municipais chegam primeiro nos locais de crime e representam a secretaria de segurança pública, portanto, terão poder de polícia para preservar os vestígios”, afirmou Ismara.

A nova Guarda Municipal passa a atuar nas ruas no próximo dia 20 de abril e terá como ponto de apoio a Praça do Ginásio de Esportes, no bairro Bela Vista. Vale ressaltar que, a ativação e reestruturação da Guarda Municipal atende uma necessidade da comunidade, por isso, a administração pública tem investido alto na implantação do projeto, que visa garantir maior tranquilidade aos barrochocenses.

Texto: Karine Carvalho – Fotos: Rosenilton Soares – ASCOM/PMBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *