Guardas Municipais finalizam capacitação e recebem certificados

Guarda Municipal durante o recebimento dos certificados

A formatura da nova equipe de segurança pública do município, representa uma marco na administração pública de Barra do Choça

A solenidade foi realizada no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça, na noite da última quarta-feira (07), e contou com a presença do prefeito Oberdan Rocha, delegado Marcos Vinícius que está como coordenador regional da polícia civil, Helena Martins representando o conselho municipal de segurança pública, tenente Fábio Chicorel, presidente da câmara de vereadores Manoel Nascimento, além de padrinhos, madrinhas e familiares dos formandos.

Prefeito Oberdan Rocha, participa da entrega dos certificados

Prefeito Oberdan Rocha, participa da entrega dos certificados

A expressão de contentamento estava nítida no rosto de cada formando, que participou durante três meses, de aulas práticas e teóricas que possibilitarão uma nova atuação da Guarda Municipal (GM) a partir de agora. O projeto de ativação e reestruturação da GM atende um anseio antigo da comunidade. A Guarda tem como principal papel, ser protetora da comunidade e garantir uma maior tranquilidade a população.

De acordo com o novo projeto os agentes municipais de segurança, deverão reduzir mais de 35% o número de ocorrências, relacionadas à criminalidade em Barra do Choça e estarão apoiando os órgãos policiais e federais, trabalhando em parceria com as polícias civil e militar. Com a reestruturação, o número de agentes salta de nove, para dezoito. O guarda civil está habilitado para desenvolver operações especiais, realizar rondas preventivas motorizadas, bem como atuar 24 horas por dia, desenvolvendo atribuições ligadas ao trabalho preventivo e ostensivo.

Apresentação da Guarda Civil Itapetinga

Apresentação da Guarda Civil Itapetinga

Durante a formatura a guarda civil de Itapetinga, fez uma belíssima apresentação. O formando Robson Almeida, foi o orador da turma e afirmou que a equipe tem um compromisso com a ética e a responsabilidade e disse ainda: “ Desejamos ser uma equipe reconhecida pela maioria e, vencedora em nossas atitudes, lutando dia a dia em prol da comunidade”, enfatizou o agente.

Presidente da Câmera de Vereadores Manoel Nascimento

Presidente da Câmera de Vereadores Manoel Nascimento

O presidente da câmara de vereadores aproveitou o momento para parabenizar o prefeito Oberdan, que mesmo com dificuldades financeiras, teve a coragem de reestruturar um projeto com recursos próprios do município. “As vezes algumas pessoas criticam, porque não sabem a dificuldade que é administrar um município, mas nós que somos vereadores, conhecemos a realidade e, por isso, apoiamos o seu trabalho” afirmou o vereador.

Representante do Conselho Municipal de Segurança Pública Helena Martins

Representante do Conselho Municipal de Segurança Pública Helena Martins

A representante do conselho municipal de segurança pública Helena Martins, ressaltou que o conselho tem como principal finalidade colaborar com a atuação da guarda. “ Nós todos temos direito de ir e vir com segurança e, um dos nosso maiores desejos é que Barra do Choça tenha paz”, finalizou Helena.

 

Texto: Karine Carvalho. Fotos: Rosenilton Soares. ASCOM/PMBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *