Agricultores já podem se inscrever no Garantia Safra

As inscrições para o Programa Garantia Safra já estão abertas e se estendem até o dia 20 de setembro. Os agricultores devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura durante esse período, portando a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para regularizar o seu cadastro. Estão aptos a participar do programa aqueles que plantem milho, feijão, arroz ou mandioca, em uma área entre 0,6 e 5 hectares, e cuja renda familiar não ultrapasse 1,5 salário mínimo.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinada a agricultores familiares do Nordeste brasileiro e do norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Trata-se de uma região semiárida, que sofre perda sistemática por conta da seca ou do excesso de chuvas.

Dessa forma, o programa funciona como uma espécie de seguro ao agricultor, ressarcindo suas perdas em caso de prejuízos superiores a 70%, devido a essas causas naturais. No último ano-safra, o Garantia Safra abrangeu 1.500 famílias em Vitória da Conquista. Isso resultou em um montante de mais de 1,3 milhões de reais distribuídos entre esses agricultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *