Saiba mais sobre os benefícios oferecidos pelo ID Jovem

Meia-entrada em eventos e no cinema, viajar de graça ou pagando menos e gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ID Jovem do Governo do Brasil garante todos esses benefícios a 18 milhões de jovens de baixa renda de 15 a 29 anos, que podem emitir a carteira pela internet e também por smartphones.

Segundo a lei, a carteira dá direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, como salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, além de eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o País, realizados em locais públicos ou privados.

Também são reservadas aos jovens cadastrados duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50%, depois de esgotadas as grátis, no transporte interestadual. Nas inscrições do Enem, os participantes do ID Jovem conseguiram ainda o direito de não pagar a inscrição, informando o NIS na hora do cadastro.

Regras

O benefício é voltado para jovens com 15 a 29 anos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. É necessário ainda estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O passo a passo da emissão pode ser acessado no portal do Governo do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *